As vezes podem se passar dias, anos, décadas, séculos (exagero)! mas, sempre temos algo de antigo a utilizar para falar de quem amamos. Com os filhos não é diferente, apesar de fazer quase dois ou três meses que não escrevo por aqui, venho trazer novamente o entusiasmo com que falo de sua surpreendente evolução.
Desde o seu nascimento temos observado muitas mudanças aparentes, mas nenhuma tem sido mais evidente do que a esperteza que Miguel apresenta. As risadas agora são maiores, porém sempre cativantes. Sua percepção está cada vez mais aguçada. Seus movimentos, naturalmente, muito mais rápidos. Neste exato momento corro atrás dele ao longo do alcance de meus braços, ele não para. Está a todo vapor. Esta sim, é realmente, sua maior e verdadeira mudança desde o nascimento. A isto chamo de esperteza, e que seja assim enquanto houver saúde. Não há nada melhor que ver nosso filho saudável e esbanjando energia.
O que para alguns pais é sinônimo de preocupação (A agitação), para mim, não há nada mais comum e inspirador do que uma criança em pleno movimento, sendo criança. O fato é que além de alguns anos, com o constante crescimento capitalista, muitos pais não dispondo de tempo para os filhos aderem sempre à celas de aula, ansiolíticos, padrões de comportamentos, escolhas que acabam por adultizar os pequenos. Sendo assim, aquilo que foge da normalidade, que tira o sossego, que os faz sair de suas zonas de conforto, sempre é um incomodo à nova ordem familiar. Não é estranho vermos sempre em consultórios psiquiátricos, psicológicos, pais a procura de "remédio" para a agitação dos filhos. Muitos já levam o diagnóstico do Dr. Google em mãos.
No entanto, o que me faz sentir melhor é o fato de que ainda vejo muitos pais procurando felicidade junto aos filhos. Vejo muitos pais deixando seus filhos serem crianças, correndo, no ânimo natural de suas idades. Isto sim, enaltece a presença de pais e filhos, de famílias que, independente do tempo para o trabalho, deixam sempre espaço para a agitação dos filhos, e sabem que esta agitação ainda vai fazer muita falta um dia.
Por isso, este sempre aparente movimento de Miguel, me leva ao extase também de minha agitação. Sempre saio de mim a cada nova e intensa viajem paterna.